Data: 24/11/2019 à 28/11/2019
Local: Foz do Iguaçu - PR
ISSN: 2318-0358
Mais informações: https://eventos.abrh.org.br/xxiiisbrh/
ENSINANDO RISCO CLIMÁTICO: UMA AULA PRÁTICA DE PLANEJAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS
Código
XXIII-SBRH0733
Autores
Pablo Borges de Amorim, Pedro Luiz Borges Chaffe
Tema
Ensino em Recursos Hídricos no Brasil
Resumo
A abordagem de risco climático ainda é pouco difundida na avaliação de recursos hídricos no Brasil. Nós propomos uma aula prática inspirada na Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) para introduzir o conceito de risco climático do IPCC. O modelo proposto inicia com uma aula teórica de introdução aos termos e, em seguida, 4 atividades práticas. Testou-se a abordagem na disciplina ?Planejamento de Recursos Hídricos? da graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental da UFSC. Os alunos são submetidos a um problema real onde solicita-se uma análise de risco climático à enchentes, deslizamentos e secas. Seguindo a abordagem ABP, os alunos são divididos em grupos e recebem um pacote de informações com o qual são postos ao desafio de interpretar e classificar as informações, identificar as áreas de risco, formular medidas de redução de risco e, ao final, apresentar os resultados. O modelo de aula proposto mostrou-se eficaz e o conhecimento dos 21 alunos evoluiu, na média, de ~30% para ~60%. Também identificamos pontos de aprimoramento, por exemplo a necessidade de um roteiro para os grupos. A aula proposta é o passo inicial para sensibilizar e educar os alunos para os atuais desafios da gestão de recursos hídricos frente as mudanças climáticas.