XXII SBRH - Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos

Data: 26/11/2017 à 01/12/2017
Local: Florianópolis - SC
ISSN: 2318-0358
Mais informações: http://www.abrh.org.br/xxiisbrh

UMA PROPOSTA DE MAPEAMENTO DE RISCO DE INUNDAÇÃO UTILIZANDO FEIÇÕES MORFOMÉTRICAS, LUZES NOTURNAS E INFORMAÇÕES CENSITÁRIAS.

Código

PAP022422

Autores

Gustavo Andrei Speckhann, Pedro Luiz Borges Chaffe, Roberto Fabris Goerl, Daniel Bartiko

Tema

5 - Modelagem hidrológica, de sedimentos e de qualidade de águas

Resumo

O risco associado às inundações inevitavelmente ameaça o desenvolvimento seguro e sustentável de uma sociedade. Modelos hidrodinâmicos têm sido utilizados no mapeamento de inundação, no entanto, alternativas simplificadas baseadas na utilização de descritores morfométricos são uma opção na identificação de áreas suscetíveis a inundação. O município de Blumenau possui um histórico recente de danos e perdas relacionados à inundação. O objetivo deste trabalho foi avaliar o risco de inundações na cidade de Blumenau. Para tanto, utilizou-se uma combinação de probabilidade de ocorrência de inundação, feições morfométricas, distribuição da populacional e luzes noturnas. Foram analisadas quatro feições morfométricas distintas: Declividade, Curvatura, Distância para a Rede de Drenagem mais Próxima e Altura para a Rede de Drenagem mais Próxima (HAND). Dentre as feições morfométricas pode-se destacar a capacidade do HAND em mapear e prever manchas de inundação. Os resultados das feições morfométricas foram expressos em Receiver Operating Curves (ROC), onde apenas a Curvatura não apresentou resultado satisfatório. O mapeamento de risco à inundação foi realizado utilizando a feição morfométrica HAND e o resultado apontou que grande parte das áreas centrais do município foi classificada como alto risco (44%) e apenas 6% como baixo risco.

© 2024 - Todos os direitos reservados - Sistema de publicação de trabalhos técnico ABRHidro - Associação Brasileira de Recursos Hídricos
Desenvolvido por Pierin.com