XII SRHNE - SIMPÓSIO DE RECURSOS HÍDRICOS DO NORDESTE

Data: 21/10/2014 à 31/12/2014
Local: Natal - RN
ISSN: 2359-1900

ANÁLISE SOBRE PREENCHIMENTO E EXTENSÃO DE SÉRIES NA DEFINIÇÃO DE VAZÕES CARACTERÍSTICAS PARA FINS DE DISPONIBILIDADE HÍDRICA NA BACIA DO RIO GRANDE (PAP018499)

Código

PAP018499

Autores

ALEXANDRE ABDALLA ARAUJO, SAULO AIRES DE SOUZA, Teresa Luisa Lima de Carvalho, MARCOS IRINEU PUFAL, EDUARDO ENEAS DE FIGUEIREDO

Tema

Hidrologia e hidrogeologia

Resumo

O escoamento superficial é um processo complexo influenciado por muitos fatores como topografia, cobertura vegetal, tipo de solo, escoamento subterrâneo, distribuição da precipitação, entre outros. O projeto de sistemas de recursos hídricos e a análise do impacto ambiental requerem muitas vezes a estimativa de vazões e de suas propriedades estatísticas de forma fidedigna. As séries fluviométricas no Brasil, disponibilizadas no sistema HIDRO da ANA, em geral apresentam inúmeras falhas. A aplicação de técnicas estatísticas para preenchimento de falhas e para extensão das séries históricas pode ser uma ferramenta bastante útil nos estudos de recursos hídricos, facilitando o conhecimento do comportamento hidrológico, permitindo assim, um aproveitamento consciente dos recursos hídricos. Os efeitos de preenchimento e extensão foram avaliados em termos de vazões características para fins de disponibilidade hídrica na bacia do rio Grande, localizada entre os estados de SP e MG. A metodologia proposta seguiu o principio de consideração espaço-temporal e de valorização máxima da informação disponível na bacia. Os resultados obtidos foram satisfatórios, atendendo aos objetivos pretendidos de valorização da informação, e considerando aspecto espaciais e temporais. Destaca-se que foram incorporados às séries alguns eventos extremos significativos que ocorreram no passado e só estavam registrados em poucas estações.

Sistema de publicação de trabalhos técnico ABRhidro - Associação Brasileira de Recursos Hídricos
Desenvolvido por Pierin.com