XII SRHNE - SIMPÓSIO DE RECURSOS HÍDRICOS DO NORDESTE

Data: 21/10/2014 à 31/12/2014
Local: Natal - RN
ISSN: 2359-1900

AVALIAÇÃO DA SEVERIDADE DA SECA NO RESERVATÓRIO DE CAXITORÉ COM BASE NO ÍNDICE DE ESCOAMENTO NORMALIZADO, NO ÍNDICE DE RESERVATÓRIO E NO VOLUME ESTOCADO (PAP018457)

Código

PAP018457

Autores

LUIZ MARTINS DE ARAÚJO JÚNIOR, Francisco de Assis de Souza Filho, Cleiton da Silva Silveira, ROGÉRIO DE CARVALHO STUDART, SAMUELLSON LOPES CABRAL

Tema

Eventos extremos (secas e inundações)

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar eventos de ocorrência de seca no açude de Caxitoré e verificar a diferença diferença de classificação de severidade da seca ao longo dos anos, gerado pelos índices IR (Índice de Reservatório), SRI (Índice de Precipitação Normalizada) e pelos volumes estocados. Para o cálculo desses índices foi utilizada uma formulação semelhante ao SPI (Índice de Precipitação Normalizada). Os resultados mostraram que a seca que aflige o reservatório de Caxitoré ou o nível de severidade de seca do mesmo, nem sempre ocorre devido as condições naturais a qual o reservatório é exposto. Portanto, as vezes a seca ou a severidade dela podem ser agravadas devido a ação antrópica sobre o reservatório.

Sistema de publicação de trabalhos técnico ABRhidro - Associação Brasileira de Recursos Hídricos
Desenvolvido por Pierin.com