Data: 21/10/2014 à 31/12/2014
Local: Natal - RN
ISSN: 2359-1900
Mais informações: https://eventos.abrh.org.br/xiisrhn/
DISPOSITIVO PARA DETERMINAÇÃO DA INFLUÊNCIA DA EVAPORAÇÃO NA ALUVIÃO DE LEITO DE RIO NO SEMIÁRIDO NORDESTINO (PAP018446)
Código
PAP018446
Autores
Paulo Frassinete de Araújo Filho, GABRIELA COSTA DA NÓBREGA, Jaime Joaquim da Silva Pereira Cabral, Ricardo Augusto Pessoa Braga, ARNALDO VITORINO DA SILVA
Tema
Segurança Hídrica (disponibilidade)
Resumo
O conflito de caráter socioambiental que se estabelece no leito seco de rios intermitentes do Semiárido brasileiro decorre de duas atividades de exploração de recursos naturais: da areia e da água. O leito dos cursos de água do semiárido nordestino vem acumulando sedimento ao logo de milhares de anos formando a aluvião. A radiação solar não incide diretamente sobre a água da reserva da aluvião e sim sobre a areia que está acima da reserva hídrica, a qual transfere parte do calor para a água que irá evaporar. Quanto mais espessa a camada acima da reserva hídrica menor será a evaporação na reserva hídrica. A partir de uma determinada espessura a evaporação deixa de atuar sobre a reserva hídrica. Para determinar a espessura mínima de areia a partir da qual a evaporação não mais atua na reserva hídrica da aluvião, foi criado um dispositivo lateralmente hermético onde só ocorre fluxo vertical e será acompanhado o nível d'água dentro do dispositivo. Quando o nível deixar de variar, a profundidade do nível será a espessura mínima de areia a partir da qual a evaporação não atua na reserva hídrica da aluvião. Neste trabalho são apresentados os primeiros resultados do monitoramento.