Data: 21/10/2014 à 31/12/2014
Local: Natal - RN
ISSN: 2359-1900
Mais informações: https://eventos.abrh.org.br/xiisrhn/
AVALIAÇÃO DA ESTABILIDADE TEMPORAL DA UMIDADE DO SOLO E SUA PERSISTÊNCIA AO LONGO DO TEMPO EM ESCALA DE PARCELA NA REGIÃO SEMIÁRIDA DO NORDESTE BRASILEIRO (PAP018430)
Código
PAP018430
Autores
José Roberto Lopes da Silva, Abelardo Antônio de Assunção Montenegro, HENRIQUE VASCONCELOS GUERRA ALVARES, Lilian Danielli da Silva
Tema
Hidrologia e hidrogeologia
Resumo
Em termos de planejamento experimental, a determinação da variabilidade espacial e temporal da umidade do solo, se constitui em uma ferramenta valiosa, haja vista que permite definir intervalos adequados de amostragem, reduzindo significativamente os custos relacionados ao monitoramento de campo. Neste contexto o presente trabalho teve por objetivo avaliar a estabilidade temporal da umidade do solo e sua persistência ao longo do tempo na camada subsuperficial (0-0,20m) em parcelas experimentais instaladas em Argissolo Amarelo Distrófico típico, na Bacia Hidrográfica Representativa do Alto Ipanema, região semiárida do Estado de Pernambuco. A estabilidade da umidade do solo foi avaliada em duas condições de cobertura do solo (cobertura natural e solo descoberto). O monitoramento da umidade do solo foi realizado em escala mensal através de sonda de nêutrons e o período avaliado compreendeu-se de janeiro de 2011 a dezembro de 2013. Para a análise de estabilidade temporal foi utilizada a técnica proposta por Vachaud et al. (1985). A validação do ponto de medição de umidade mais estável foi realizada através da análise da correlação. Verificou-se ocorrência de estabilidade temporal da umidade do solo em ambas condições de cobertura, sendo possível identificar os pontos de monitoramento que representam adequadamente a média da umidade.