XII SRHNE - SIMPÓSIO DE RECURSOS HÍDRICOS DO NORDESTE

Data: 21/10/2014 à 31/12/2014
Local: Natal - RN
ISSN: 2359-1900

ANÁLISE DOS EVENTOS DE SECA NO NORDESTE SETENTRIONAL BRASILEIRO COM BASE NO ÍNDICE DE PRECIPITAÇÃO NORMALIZADA (PAP018429)

Código

PAP018429

Autores

LUIZ MARTINS DE ARAÚJO JÚNIOR, Francisco de Assis de Souza Filho, Cleiton da Silva Silveira, TYHAGO ARAGÃO DIAS, JAMES DOSS-GOLLIN

Tema

Eventos extremos (secas e inundações)

Resumo

Este trabalho tem como objetivo avaliar a persistência da seca meteorológica ao longo dos anos e caracterizar tanto espacialmente como temporalmente níveis de severidade de seca para o Nordeste Setentrional Brasileiro (NSB). Afim de alcançar os objetivos traçados alguns índices podem ser utilizados como índice de Palmer, o índice de severidade da seca de Palmer e o índice normalizado de precipitação. Para esse estudo o índice utilizado foi o índice de precipitação normalizada (SPI). Os resultados mostraram, temporalmente, que com o passar dos anos as secas têm ficado cada vez mais severas e cada vez mais estações meteorológicas têm sido incluídas em alguma categoria de seca. Isso mostra a necessidade da criação de um planejamento eficaz que possa ser desenvolvido ao longo de todo o ano e não apenas em época de secas extremas mais generalizadas.

Sistema de publicação de trabalhos técnico ABRhidro - Associação Brasileira de Recursos Hídricos
Desenvolvido por Pierin.com