XII SRHNE - SIMPÓSIO DE RECURSOS HÍDRICOS DO NORDESTE

Data: 21/10/2014 à 31/12/2014
Local: Natal - RN
ISSN: 2359-1900
Mais informações: https://eventos.abrh.org.br/xiisrhn/

ANÁLISE DE CONSTELAÇÃO COMO INSTRUMENTO DO PLANEJAMENTO AMBIENTAL NA GESTAO DE RECURSOS HIDRICOS NO NORDESTE (PAP018419)

Código

PAP018419

Autores

Jussara Maria dos Santos Francisco de Paula, Verena Rodorff, Maria do Carmo Martins Sobral, Marianna SIEGMUND-SCHULTZE

Tema

Política institucional, planejamento e governança dos Recursos Hídricos

Resumo

Este trabalho tem como objetivo avaliar o processo de planejamento ambiental em áreas semiáridas, precisamente em Jatobá, Petrolândia, Floresta, Itacuruba e Belém do São Francisco, municípios do submédio do rio São Francisco, na região Itaparica no nordeste do Brasil. Buscando apresentar o estado da arte sobre planejamento ambiental, tendo como objeto de estudo o projeto Interplay among multiple uses of water reservoirs via innovative coupling of substance cycles in aquatic and terrestrial ecosystems (INNOVATE), visa aplicar a gestão integrada das bacias hidrográficas e suas interfaces de desenvolvimento por meio de subprojetos coordenados por pesquisadores alemães e brasileiros, a fim de desenvolver cenários para uso sustentável da água e do solo. Para estimativa da viabilidade do projeto e suas intervenções no meio, atores e elementos, aplicou-se a metodologia análise de constelação, aliada aos conceitos da interdisciplinaridade. Dessa forma, foi avaliada a constelação Gestão da Terra, interpretando-se as relações entre os elementos (naturais, técnicos, signos e atores), cujas informações foram analisadas no resultado da pesquisa. A partir do levantamento teórico efetuado e dos dados obtidos, observou-se que a metodologia é válida mediante a complexidade do projeto, porém as relações que se desenvolvem baseada na dinâmica dos elementos requerem maior aprofundamento.

© 2024 - Todos os direitos reservados - Sistema de publicação de trabalhos técnico ABRHidro - Associação Brasileira de Recursos Hídricos
Desenvolvido por Pierin.com