XII SRHNE - SIMPÓSIO DE RECURSOS HÍDRICOS DO NORDESTE

Data: 21/10/2014 à 31/12/2014
Local: Natal - RN
ISSN: 2359-1900

ANÁLISE DE TENDÊNCIA DA PRECIPITAÇÃO UTILIZANDO TESTES ESTATÍSTICOS: UM ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE BOM CONSELHO-PE (PAP018400)

Código

PAP018400

Autores

JOÃO H. P. DE BRITTO SALGUEIRO, Suzana Maria Gico Lima Montenegro, Eber José de Andrade Pinto, BERNARDO BARBOSA DA SILVA, Weronica Meira de Souza

Tema

Eventos extremos (secas e inundações)

Resumo

Atualmente, estudos específicos sobre alterações nos regimes pluviais e variações de temperaturas estão sendo desenvolvidos, devido as suas interações com as possíveis modificações climáticas nas últimas décadas. Os desastres naturais representam a componente mais preocupante desses estudos, por resultar, algumas vezes, em situações de riscos. Este trabalho investigou a possibilidade de tendência na série temporal pluviométrica de longo período medida em Bom Conselho-PE, utilizando como variáveis a precipitação total anual e a precipitação do trimestre mais chuvoso. Os testes estatísticos de Mann-Kendall, Spearman's Rho e Regressão linear; o Trend Software; e a técnica de Reamostragem Bootstrapping, compuseram a metodologia. Os resultados indicaram fortes evidências de tendência crescente na precipitação total anual, enquanto a precipitação do trimestre mais chuvoso não apresentou significância estatística de alteração.

Sistema de publicação de trabalhos técnico ABRhidro - Associação Brasileira de Recursos Hídricos
Desenvolvido por Pierin.com