XII SRHNE - SIMPÓSIO DE RECURSOS HÍDRICOS DO NORDESTE

Data: 21/10/2014 à 31/12/2014
Local: Natal - RN
ISSN: 2359-1900
Mais informações: https://eventos.abrh.org.br/xiisrhn/

PRODUÇÃO DE BIOGÁS EM UNIDADE DE TRATAMENTO DE ESGOTO COMO MITIGAÇÃO AO LANÇAMENTO DE LODOS EM CORPOS HÍDRICOS, UM ESTUDO DE CASO (PAP018398)

Código

PAP018398

Autores

ANGELO MARCOS SANTOS DE LUCENA, ANDERSON ALVES SANTOS, FLÁVIO SANTOS LEOPOLDINO

Tema

Saneamento básico: eficiência, reuso e reciclagem

Resumo

O processo de urbanização resulta no aumento do volume de efluentes com significativo teor de orgânicos, passíveis de ocasionar impactos ambientais negativos. A pesquisa estimou a capacidade de geração do biogás de um Digestor Anaeróbio de Fluxo Ascendente com unidade de pós-tratamento do tipo Lodo Ativado. A metodologia foi aplicada com base em modelos matemáticos de dimensionamento, parâmetros sugeridos na literatura e pesquisas já elaboradas com o objetivo de avaliar a produção de energia a partir de subprodutos do tratamento de esgotos e a concentração dos gases inerentes ao biogás, de acordo as características estruturais e dinâmicas da estação de tratamento de esgoto sugerida. Foi estimado que a ETE produzirá por dia 20,4 l.hab-1 de biogás, sendo desta quantia, 18,72 l.hab-1 somente de metano considerando a purificação e a perda de potencial energético em 35,00% com a dissolução de metano no efluente. O sistema como um todo resultou na produção de 19,91 l.hab-1.d-1 de metano, atingindo um potencial em termos energéticos de 2,37 W.hab-1.d-1. Os resultados encontrados permitem concluir que a produção de biogás a partir da remoção da carga orgânica convertida em energia elétrica, poderá ser suprida parcialmente no sistema de tratamento de esgoto.

© 2024 - Todos os direitos reservados - Sistema de publicação de trabalhos técnico ABRHidro - Associação Brasileira de Recursos Hídricos
Desenvolvido por Pierin.com