XII SRHNE - SIMPÓSIO DE RECURSOS HÍDRICOS DO NORDESTE

Data: 21/10/2014 à 31/12/2014
Local: Natal - RN
ISSN: 2359-1900
Mais informações: https://eventos.abrh.org.br/xiisrhn/

CAPIBARIBE E SEUS AFLUENTES NA PLANÍCIE DE RECIFE: VISÃO MULTIDISCIPLINAR DE UM RIO URBANO E SUA IMPORTÂNCIA PARA O SISTEMA DE DRENAGEM DAS ÁGUAS PLUVIAIS (PAP018397)

Código

PAP018397

Autores

Jaime Joaquim da Silva Pereira Cabral, Simone Lima da Costa Preuss, GASTÃO CERQUINHA DA FONSECA NETO

Tema

Águas urbanas e desenvolvimento

Resumo

Recife teve o seu processo de ocupação urbana realizado de forma desordenada e a falta de uma política governamental eficaz deixou uma série de problemas de suprimento de água potável, esgotamento sanitário e infraestrutura para a drenagem de águas pluviais. No entanto, atualmente estão sendo realizadas atividades que visam uma mudança de paradigmas em relação ao espaço das águas na cidade e a revitalização do rio Capibaribe e de seus afluentes. Os riachos/canais estão iniciando um processo de revitalização, que inclui a recuperação do seu espaço natural, ausência de lixo, recomeço da ampliação do sistema de tratamento de esgoto, inicio da arborização das margens dos riachos/canais. Espera-se que em 2037, se terá Recife, uma Cidade Aquacêntrica. Recife nasceu nas águas e na comemoração dos quinhentos anos resgatará completamente sua vocação de convivência com as águas.

© 2024 - Todos os direitos reservados - Sistema de publicação de trabalhos técnico ABRHidro - Associação Brasileira de Recursos Hídricos
Desenvolvido por Pierin.com