XII SRHNE - SIMPÓSIO DE RECURSOS HÍDRICOS DO NORDESTE

Data: 21/10/2014 à 31/12/2014
Local: Natal - RN
ISSN: 2359-1900
Mais informações: https://eventos.abrh.org.br/xiisrhn/

NÍVEL DE SIGNIFICANCIA NO INTERVALO DE CONFIANÇA DE LINHA DE REGRESSÃO E VALOR PREVISTO EM REGRESSÃO DA Q50 COM DUAS VARIÁVEIS EXPLICATIVAS (PAP018391)

Código

PAP018391

Autores

Francisco Fernando Noronha Marcuzzo, MAURÍCIO DAMBRÓS MELATI

Tema

Hidrologia e hidrogeologia

Resumo

Executada a regressão deve-se verificar se os valores determinados pelas equações estão estatisticamente dentro de níveis aceitáveis de erro, sendo de grande valia o estudo de diferentes níveis estatísticos de significância no cálculo de valores de intervalos de confiança para valores de regressão e de valores previstos. O objetivo deste estudo é analisar a utilização de diferentes níveis de significância nas equações de intervalo de confiança de linha de regressão e valor previsto na obtenção de equações para estimativa de vazão média utilizando duas variáveis explicativas. As estações fluviométricas utilizadas no estudo são da sub-bacia do rio Camaquã na região hidrográfica do Atlântico Sul, afluente da Lagoa dos Patos, no estado do Rio Grande do Sul. Regionalizou-se a vazão de 50% de permanência de 12 estações fluviométricas. Nota-se que para todos os intervalos de confiança, a estação Passo do Mendonça, com maior área de drenagem obteve, na maioria das analises, os maiores valores para todos os níveis de significância estudados. Conclui-se que para os níveis de significância estudados o cálculo de intervalos de confiança da linha de regressão e de valores previstos são contundentemente mais restritivos para as vazões calculadas da Q50% que 20 e 25% de desvio normalmente utilizados.

© 2024 - Todos os direitos reservados - Sistema de publicação de trabalhos técnico ABRHidro - Associação Brasileira de Recursos Hídricos
Desenvolvido por Pierin.com