Data: 21/10/2014 à 31/12/2014
Local: Natal - RN
ISSN: 2359-1900
Mais informações: https://eventos.abrh.org.br/xiisrhn/
AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DAS ÁGUAS SUPERFICIAIS DA BACIA DO RIO PARAOPEBA UTILIZANDO MÉTODOS ESTATÍSTICOS MULTIVARIADOS (PAP018384)
Código
PAP018384
Autores
ESTHER NOGUEIRA DE ARAUJO, GIOVANNA MOURA CALAZANS, JÚLIA CHAVES SILVA NUNES, THAÍS BAÊTA COSTA BARBOSA, Sílvia Maria Alves Corrêa Oliveira
Tema
Qualidade das águas e meio ambiente
Resumo
Este trabalho apresenta um estudo da variação espacial da qualidade das águas superficiais por meio das técnicas estatísticas multivariadas. Os dados de monitoramento da bacia hidrográfica do rio Paraopeba foram obtidos junto ao Instituto Mineiro Gestão de Recursos Hídricos (IGAM). Foram analisados 35 parâmetros físico-químicos e microbiológicos em 359 coletas nas 30 estações de monitoramento, durante o período de 2008 a 2013. As Análises de Cluster e de Componentes Principais foram utilizadas para caracterizar a variação espacial da qualidade das águas da Bacia, bem como identificar os principais parâmetros responsáveis pela diferença entre as estações de monitoramento. As 30 estações de monitoramento foram agrupadas em 11 grupos, conforme a similaridade da qualidade da água, sendo justificados principalmente por pressões antrópicas similares. Foram encontrados dois componentes principais que explicaram 53% da variação espacial da qualidade da água. Os principais parâmetros foram associados à ocorrência natural e a pressões antrópicas, tais como diluição de efluentes domésticos e industriais, atividades agropecuárias e minerárias.