XII SRHNE - SIMPÓSIO DE RECURSOS HÍDRICOS DO NORDESTE

Data: 21/10/2014 à 31/12/2014
Local: Natal - RN
ISSN: 2359-1900

ANÁLISE DOS EFEITOS DA REDUÇÃO DE MEDIÇÕES DE DESCARGA LÍQUIDA SOBRE A QUALIDADE DAS CURVAS-CHAVE NO RIO TRACUNHAÉM: UM ESTUDO DE CASO (PAP018337)

Código

PAP018337

Autores

MERCÍLIA MARIA FARIAS DE BARROS, Cristiane Ribeiro de Melo, Solange Cavalcanti de Melo, Fábio Araújo da Costa, Paulo Abadie Guedes

Tema

Hidrologia e hidrogeologia

Resumo

A bacia do rio Tracunhaém é monitorada através de duas estações fluviométricas operadas no âmbito da parceria entre Agência Nacional de Águas - ANA e Serviço Geológico do Brasil - SGB/CPRM, e está inserida na bacia do Rio Goiana-PE. As mudanças no clima diminuem significativamente as chuvas e, consequentemente, interferem nas medições hidrométricas. Associado às mudanças do clima, existem as mudanças ligadas à forma de operação das estações através dos anos. O objetivo deste trabalho é apresentar o histórico das medições de descarga através dos anos, analisar as variáveis que interferem no número de medições de descarga líquida, e incertezas ligadas às vazões geradas com curvas de descarga determinadas com poucas medições. Para a análise, utilizou-se o período comum de monitoramento das estações entre os anos de 1980 e 2009, formando uma série de dados de 30 anos. Os resultados obtidos indicam que a falta de medição está pouco ligada à ideia de que apenas as mudanças climáticas ocasionam as dificuldades encontradas para a determinação de uma curva-chave confiável. Os fatores logísticos ligados à operação das estações apresentam uma significativa parcela de contribuição.

Sistema de publicação de trabalhos técnico ABRhidro - Associação Brasileira de Recursos Hídricos
Desenvolvido por Pierin.com