Data: 21/10/2014 à 31/12/2014
Local: Natal - RN
ISSN: 2359-1900
Mais informações: https://eventos.abrh.org.br/xiisrhn/
DIAGNÓSTICO SITUACIONAL DOS PESCADORES ARTESANAIS DO AÇUDE EPITÁCIO PESSOA NO MUNICÍPIO DE BOQUEIRÃO-PB, EM DETRIMENTO DAS ULTIMAS ESTIAGENS (PAP018317)
Código
PAP018317
Autores
ROSIRES CATÃO CURI, DAYVISON JOSÉ NUNES DO NASCIMENTO, Jaqueline Pereira Salgado, José Roque da Silva Neto, MARLON LEAL CABRAL MENEZES DE AMORIM
Tema
Hidrologia e hidrogeologia
Resumo
A pratica de açudagem é muito comum na região nordeste, devido à característica de intermitência da maioria dos rios, e a necessidade de se manter água para as atividades vitais durante os períodos de estiagem. Um açude muito importante na Paraíba é o Epitácio Pessoa (Açude de Boqueirão), que possui uma capacidade de armazenamento de 411milhões m³ e abastece 17 municípios paraibanos. Atualmente há 932 pescadores artesanais registrados no município de Boqueirão-PB, destes 579 congregados na Colônia Z-8, que vivem da pesca no açude Epitácio Pessoa, local onde foi realizada a pesquisa. Foram entrevistados 20 pescadores e a presidente da colônia Z-8 com o objetivo de verificar a situação destes pescadores diante do período de estiagem prolongada e de baixos níveis de água no açude. Os pescadores foram unânimes em afirmar que o período de seca impactou as suas atividades pesqueiras citando o aparecimento de problemas como redução da pesca (produção) devido ao peixe está procurando locais mais profundos para ficar, redução do tamanho do peixe, redução da área superficial do açude disponível para pesca com intensa disputa para ocupação das áreas de pesca ainda disponíveis.