Data: 21/10/2014 à 31/12/2014
Local: Natal - RN
ISSN: 2359-1900
Mais informações: https://eventos.abrh.org.br/xiisrhn/
USO DO INFILTRÔMETRO DE CILINDRO NA INVESTIGAÇÃO DO FLUXO VERTICAL DE ÁGUA NA ZONA HIPORREICA: ESTUDO DE CASO NO RIO BEBERIBE- PE (PAP018315)
Código
PAP018315
Autores
Tatiane Barbosa Veras de Albuquerque, Jaime Joaquim da Silva Pereira Cabral, ANDERSON LUIZ RIBEIRO DE PAIVA, Roberto Lima Barcellos, DAYANA ANDRADE DE FREITAS
Tema
Hidrologia e hidrogeologia
Resumo
As trocas de água entre um curso d'água e a água subterrânea ocorrem através da região conhecida por zona hiporreica. Essa região é formada por uma camada subsuperficial de sedimentos entre o leito do rio e o aquífero, na qual pode ser observado o fluxo vertical de água. Foi realizada uma pesquisa, com o intuito de analisar as características físicas da zona hiporreica para compreender melhor o fluxo vertical no leito do rio Beberibe em Olinda-PE. A capacidade de transporte de volumes hídricos entre o rio e o aquífero foi avaliada através de ensaios de infiltração no leito, onde foi observado que o rio Beberibe no seu curso médio, contribui para a recarga do lençol freático, salientando que existe uma variação na intensidade da contribuição ao longo da área experimental.