XII SRHNE - SIMPÓSIO DE RECURSOS HÍDRICOS DO NORDESTE

Data: 21/10/2014 à 31/12/2014
Local: Natal - RN
ISSN: 2359-1900

ACOMPANHAMENTO DA ESTIAGEM NA REGIÃO SUDESTE DO BRASIL EM 2014 - MINAS GERAIS, ESPIRITO SANTO E SUL DA BAHIA (PAP018313)

Código

PAP018313

Autores

fernando silva rego, Alice Silva de Castilho, Eber José de Andrade Pinto, Márcio de Oliveira Cândido, ELIZABETH GUELMAN DAVIS

Tema

Eventos extremos (secas e inundações)

Resumo

Este artigo apresenta a metodologia utilizada e os resultados do acompanhamento das vazões da estiagem severa que está sendo verificada no período seco de 2014, na região Sudeste do Brasil. O monitoramento está sendo realizado na área de atuação da SUREG/BH da CPRM, que compreende grande parte do estado de Minas Gerais, Espírito Santo e sul da Bahia. Os dados observados até maio de 2014 indicam que as regiões mais críticas são: Alto São Francisco, a montante do reservatório de Três Marias, a bacia do rio das Velhas e as nascentes do rio Piranga (Doce), onde há previsão de que as vazões atinjam valores inferiores a Q7,10 até o final da estiagem, ou seja, em setembro. As campanhas de medições de vazões estão sendo intensificadas nas áreas mais críticas. As medições realizadas constituem em informações muito importantes para a definição do ramo inferior das curvas chaves das estações fluviométricas.

Sistema de publicação de trabalhos técnico ABRhidro - Associação Brasileira de Recursos Hídricos
Desenvolvido por Pierin.com