Data: 21/10/2014 à 31/12/2014
Local: Natal - RN
ISSN: 2359-1900
Mais informações: https://eventos.abrh.org.br/xiisrhn/
USO DO ULTRASSOM PARA RETIRADA DO ÓLEO DA SEMENTE DE MORINGA OLEIFERA E AVALIAÇÃO DA TORTA RESULTANTE NO PROCESSO DE COAGULAÇÃO/FLOCULAÇÃO DE ÁGUA (PAP018293)
Código
PAP018293
Autores
MARIANA OLIVEIRA SILVA, Aline Takaoka Alves Baptista, Marcelo Fernandes Vieira, ROSANGELA BERGAMASCO, Angélica Marquetotti Salcedo Vieira
Tema
Águas urbanas e desenvolvimento
Resumo
Os produtos resultantes da árvore Moringa oleifera apresentam um vasto potencial tecnologico, tais como óléo de excelente qualidade, componente coagulante para tratamento de águas e alto valor nutricional. Estudos relatam que mesmo após a retirada do óleo da semente, a torta resultante continua com suas propriedades coagulantes, assim o objetivo do presente estudo foi realizar os processos de retirada do óleo da semente de Moringa por prensa e solvente/ultrassom, variando relação massa de semente e volume de solvente e tempo de extração. As tortas resultantes foram avaliadas quanto ao seu poder coagulante para águas de baixa turbidez. Os resultados mostram que o processo utilizando uma relação de massa de semente/volume de solvente de 1:16 e 30min em ultrassom é mais eficiente alcançando um teor de óleo de 32,56%, enquanto que com prensa atingiu-se 26,78%. A avaliação dos processos de coagulação/floculação mostrou que não há diferença em relação à origem do coagulante, se integral, desengordurado por ultrassom ou por prensa, quanto à remoção de cor, turbidez e UV254nm. Porém, o coagulante Ultrassom produziu uma água tratada com menor carbono orgânico total.