Data: 21/10/2014 à 31/12/2014
Local: Natal - RN
ISSN: 2359-1900
Mais informações: https://eventos.abrh.org.br/xiisrhn/
DESENVOLVIMENTO DE UM ESTUDO PARA CONCESSÃO DE OUTORGA DE LANÇAMENTO DE EFLUENTES EM RIOS EM FUNÇÃO DO CÁLCULO DA VAZÃO DE DILUIÇÃO PARA CADA CONCENTRAÇÃO DE LANÇAMENTO (PAP018285)
Código
PAP018285
Autores
JULIANA ALENCAR FIRMO DE ARAÚJO, RAQUEL JUCÁ DE MORAES SALES, PATRICIA FREIRE CHAGAS, PRISCILA ARAÚJO BARBOSA PARENTE, REJANE FÉLIX PEREIRA
Tema
Qualidade das águas e meio ambiente
Resumo
Este trabalho desenvolve uma metodologia para relacionar a concessão de outorga em função da vazão de diluição de um rio. O estudo foi baseado no cálculo da vazão de diluição para um rio de classe 2 segundo a Resolução CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) 357/05. Na formulação foi usado o princípio de conservação de massa considerando mistura rápida para uma substância com decaimento. Para o controle da concessão de outorga foi tomado como parâmetro de referência a demanda bioquímica de oxigênio (DBO). A formulação foi aplicada em dois rios do Rio Grande do Norte (Piranhas e Potengi), e os resultados mostraram que para cada estação do ano, onde a vazão disponível nos rios da região nordeste do Brasil sofrem variações consideráveis, há a necessidade de estudo de caso para cada situação.