XII SRHNE - SIMPÓSIO DE RECURSOS HÍDRICOS DO NORDESTE

Data: 21/10/2014 à 31/12/2014
Local: Natal - RN
ISSN: 2359-1900
Mais informações: https://eventos.abrh.org.br/xiisrhn/

CONTRIBUIÇÃO DAS ANOMALIAS DE TEMPERATURAS DOS OCEANOS ATLÂNTICO E PACÍFICO NA PREVISÃO DE VAZÕES DO AÇUDE ORÓS PARA MODELOS UTILIZANDO REDES NEURAIS ARTIFICIAIS (PAP018272)

Código

PAP018272

Autores

CARLA BEATRIZ COSTA DE ARAÚJO, SILVRANO ADONIAS DANTAS NETO, Francisco de Assis de Souza Filho

Tema

Hidrologia e hidrogeologia

Resumo

A modelagem da previsão de vazões, no Estado do Ceará, apresenta-se como um problema de difícil resolução dada à variabilidade sazonal e interanual do clima semi-árido. Neste trabalho é apresentada uma forma alternativa para modelagem do fenômeno, as redes neurais artificiais (RNA). Para o desenvolvimento do trabalho foi escolhida a bacia hidrográfica do açude Orós devido a sua importância para o cenário dos recursos hídricos no Estado do Ceará. Para desenvolvimento do modelo através das RNA foi utilizado o programa QNET 2000. Segundo os estudos de Souza Filho e Lall (2003), as temperaturas dos oceanos Atlântico Norte, Atlântico Sul e Pacífico Equatorial podem ser utilizados como preditores climáticos para a região Nordeste de forma satisfatória, sendo, portanto, utilizadas no presente estudo como variáveis de entrada para o modelo de previsão das vazões afluentes ao açude Orós e verificada qual a contribuição de cada uma destas temperaturas para a previsão. As modelagens apresentadas utilizaram como entrada a média das anomalias de temperaturas dos meses de abril, maio e junho do ano anterior ao da previsão, obtendo-se que o oceano Atlântico é que apresenta a maior influência nas respostas dos três modelos apresentados, porém o oceano Pacífico exerce grande contribuição.

© 2024 - Todos os direitos reservados - Sistema de publicação de trabalhos técnico ABRHidro - Associação Brasileira de Recursos Hídricos
Desenvolvido por Pierin.com