XII SRHNE - SIMPÓSIO DE RECURSOS HÍDRICOS DO NORDESTE

Data: 21/10/2014 à 31/12/2014
Local: Natal - RN
ISSN: 2359-1900
Mais informações: https://eventos.abrh.org.br/xiisrhn/

CORRELAÇÕES ENTRE O ÍNDICE PADRONIZADO DE PRECIPITAÇÃO E ÍNDICES CLIMÁTICOS NAS BACIAS DO RIO MUNDAÚ E PARAÍBA (PAP018259)

Código

PAP018259

Autores

Thiago Alberto da Silva Pereira, Denis Duda Costa, Carlos Ruberto Fragoso Junior, Suzana Maria Gico Lima Montenegro

Tema

Eventos extremos (secas e inundações)

Resumo

A variabilidade no comportamento da interação global oceano-atmosfera pode provocar mudanças em variáveis climáticas (e.g. temperatura e precipitação) em diferentes regiões. Tais alterações climáticas podem desencadear eventos extremos em escala regional. Uma maneira de registrar variações climáticas globais é através de índices climáticos, que tem o objetivo de quantificar as anomalias no processo de interação oceano-atmosfera. As estiagens, por sua vez, podem ser caracterizadas a partir de indicadores chamados índices de seca. Assim, este trabalho tem o objetivo de avaliar teleconexões existentes entre índices climáticos e a estiagem em bacias do semiárido brasileiro, bacias do rio Mundaú e do rio Paraíba, através de correlações de Pearson e de Spearman. Logo, foram utilizados quatros índices climáticos (NAO, AMO, PDO e IOS) e o índice padronizado de precipitação (SPI) para o trimestre mais seco na região de estudo. Os resultados indicaram que região mais seca das bacias possui forte correlação com anomalias de grande escala do oceano Pacífico e a região mais úmida com as anomalias do oceano Atlântico.

© 2024 - Todos os direitos reservados - Sistema de publicação de trabalhos técnico ABRHidro - Associação Brasileira de Recursos Hídricos
Desenvolvido por Pierin.com