XII SRHNE - SIMPÓSIO DE RECURSOS HÍDRICOS DO NORDESTE

Data: 21/10/2014 à 31/12/2014
Local: Natal - RN
ISSN: 2359-1900
Mais informações: https://eventos.abrh.org.br/xiisrhn/

USO DE GEOTECNOLOGIAS NO ESTUDO DA EVOLUÇÃO DO DESMATAMENTO DA RESERVA ECOLÓGICA DA MATA DO PAU FERRO - AREIA - PB (PAP018253)

Código

PAP018253

Autores

BRENO TAVARES DA SILVA, GUTTEMBERG DA SILVA SILVINO

Tema

Qualidade das águas e meio ambiente

Resumo

A Mata do Pau Ferro Está localizada no Município de Areia e ocupa uma área de aproximadamente 600 ha de Mata Atlântica. Através do Decreto Lei nº14.832, de 19 de Outubro de 1992 tornou-se Reserva Legal pertencente ao estado da Paraíba. A retirada da vegetação nativa dessa reserva, seja para fins agrícolas ou criação de animais, faz parte do histórico dessa região, contribuindo para o desmatamento e consequentemente para o aumento da degradação ambiental da bacia hidrográfica. Diante dessa problemática, esse trabalho se propõe ao uso de técnicas de geoprocessamento e de imagens de satélites, bem como dados obtidos em campo, para analisar a dinâmica do desmatamento nas clareiras desta Reserva. A pesquisa teve como base informações geradas no ano de 2007 e comparadas com dados de 2010 (imagem do Google Earth). Os resultados mostraram um aumento significativo de pouco mais de 40% no desmatamento das clareiras, indicando falta de manejo e principalmente monitoramento por parte do Poder Público Estadual.

© 2024 - Todos os direitos reservados - Sistema de publicação de trabalhos técnico ABRHidro - Associação Brasileira de Recursos Hídricos
Desenvolvido por Pierin.com