Data: 21/10/2014 à 31/12/2014
Local: Natal - RN
ISSN: 2359-1900
Mais informações: https://eventos.abrh.org.br/xiisrhn/
CIDADE SEGURA VERSUS RISCO DE DESASTRES: UM ESTUDO DE CASO SOBRE INUNDAÇÃO E MOVIMENTAÇÃO DE MASSA, A PARTIR DA VULNERABILIDADE SOCIAL, NA CIDADE DE JOÃO PESSOA, PB (PAP018251)
Código
PAP018251
Autores
ANDRESSA DE OLIVEIRA CÂMARA, LAÍS HELENA MEDEIROS MOURA, CAROLINA DE QUEIROZ SÁTIRO CABRAL BATISTA, DANIEL MAGNO CARNEIRO RIBEIRO, Hamilcar José Almeida Filgueira
Tema
Eventos extremos (secas e inundações)
Resumo
Um dos maiores desafios do processo de urbanização das cidades é promover, de forma resiliente, o crescimento e o desenvolvimento estrutural, social, e ambiental. Quando esse molde não é aplicado, os efeitos dos desastres relacionados com fenômenos naturais são potencializados e desastres de origem antrópica são suscitados. Este trabalho trata de um estudo de caso na cidade de João Pessoa, PB, no que se refere às ocorrências e efeitos das movimentações de massa e das inundações. A metodologia aplicada na pesquisa foi de caráter exploratório e indutivo, com coleta de dados em órgãos como a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil. São José, Timbó e Saturnino de Brito, comunidades subnormais de João Pessoa, sentem os efeitos da chuva desde a estação pré chuvosa. Os efeitos são óbitos e centenas de famílias desabrigadas, em virtude de deslizamentos, desabamentos e inundações. Tais eventos são verificados ainda em pontos fora das comunidades. Todos os anos, precipitações intensas, aliadas à falta de infraestrutura, expõe à população ao risco de desastres, demonstrando o nível de vulnerabilidade da cidade e a necessidade de serem aplicadas medidas preventivas, mitigatórias e de emergência.