XII SRHNE - SIMPÓSIO DE RECURSOS HÍDRICOS DO NORDESTE

Data: 21/10/2014 à 31/12/2014
Local: Natal - RN
ISSN: 2359-1900
Mais informações: https://eventos.abrh.org.br/xiisrhn/

APLICAÇÃO DE MODELO ESTATÍSTICO PARA ESTIMATIVA DA CONCENTRAÇÃO DE SEDIMENTOS EM SUSPENSÃO DE SUPERFÍCIE NA BACIA DO RIO SOLIMÕES - AM (PAP018240)

Código

PAP018240

Autores

JONATHAS LABORDA NEVES, CARLOS BENEDITO SANTANA DA SILVA SOARES, MAURO MENDONÇA DA SILVA

Tema

Erosão e transporte de sedimentos

Resumo

Os estudos científicos da bacia Amazônica ainda são um grande desafio para uma construção técnico-científica. Como viés de auxílio aplica-se a utilização de sensores orbitais ópticos que estão sendo utilizados para estimar a Concentração de sedimentos em suspensão de superfície (Css) nas águas interiores dos grandes rios da Amazônia. Importantes trabalhos realizados em rios com forte carga sedimentar como Solimões, Amazonas e Madeira, mostram o potencial das imagens de satélite para estimar a Css. Dessa forma, este trabalho teve como objetivo principal utilizar as imagens do sensor MODIS/produto MOD09 (Reflectância de Superfície) e o Modelo estatístico de regressão linear Css=3352*R-7.19 desenvolvido por Soares (2012). Para estimar uma série histórica temporal de doze anos (2000 a 2012) dos dados de Css, nos regimes hidrológicos de Enchente, Cheia e Seca na estação hidrosedimentológica de Manacapuru. A pesquisa mostra que no regime de enchentes a Css possui forte carga sedimentar, de forma contrária no regime de cheias a Css possui as menores concentrações do ano, já no período de secas os resultados assemelham-se ao regime de enchentes. Conclui-se que os resultados de Css obtidos através das imagens MODIS, são coerentes com os de campo realizado por Soares (2012).

© 2024 - Todos os direitos reservados - Sistema de publicação de trabalhos técnico ABRHidro - Associação Brasileira de Recursos Hídricos
Desenvolvido por Pierin.com