XII SRHNE - SIMPÓSIO DE RECURSOS HÍDRICOS DO NORDESTE

Data: 21/10/2014 à 31/12/2014
Local: Natal - RN
ISSN: 2359-1900

AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DA FORMAÇÃO DE UM PEQUENO RESERVATÓRIO ARTIFICIAL SOBRE A QUALIDADE DA ÁGUA - ESTUDO DE CASO DA PCH CAVERNOSO II (PAP018229)

Código

PAP018229

Autores

Gheysa do Rocio Morais Pires, Soraia Giordani, Marianne Schaefer França Sieciechowicz, Nicole Machuca Brassac de Arruda, Letícia Uba da Silveira

Tema

Qualidade das águas e meio ambiente

Resumo

Este estudo foi realizado na região da PCH Cavernoso II, no centro sul do estado do Paraná. O objetivo deste trabalho é avaliar a influência do enchimento do reservatório na qualidade da água através de análises físico-químicas e biológicas, do IQA - Índice de Qualidade da Água e do perfil de temperatura e oxigênio dissolvido. Foi realizada uma comparação entre os resultados do monitoramento mensal correspondente à fase anterior e posterior ao enchimento. Não foram observadas alterações significativas no IQA ou aumento de não conformidades com a Resolução 357/05 após o enchimento do reservatório. As não conformidades observadas foram quanto às variáveis turbidez, oxigênio dissolvido, fósforo total, DBO e coliformes termotolerantes. A variável que apresentou o maior número de não conformidades foi coliformes termotolerantes. A única variável diretamente influenciada pelo enchimento do reservatório foi a concentração de oxigênio dissolvido na coluna d'água, porém esta alteração foi observada apenas nos três primeiros meses logo após o enchimento. Os prováveis fatores responsáveis pela não alteração da qualidade da água é o curto tempo de residência do reservatório e a realização da limpeza da bacia de acumulação com supressão de 100% da cobertura florestal e com a demolição de edificações e desinfecção.

Sistema de publicação de trabalhos técnico ABRhidro - Associação Brasileira de Recursos Hídricos
Desenvolvido por Pierin.com