XII SRHNE - SIMPÓSIO DE RECURSOS HÍDRICOS DO NORDESTE

Data: 21/10/2014 à 31/12/2014
Local: Natal - RN
ISSN: 2359-1900
Mais informações: https://eventos.abrh.org.br/xiisrhn/

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DAS ÁGUAS DA SUB-BACIA DO RIO CUIABÁ, MT COM APLICAÇÃO DO ÍNDICE DE QUALIDADE DE ÁGUA (IQANSF) PARA OS ANOS DE 2012 E 2013 (PAP018226)

Código

PAP018226

Autores

ELISANGELA NASCIMENTO NOGUEIRA, FLÁVIA DE AMORIM SILVA, Claudinéia Aguiar de Souza, SÉRGIO BATISTA DE FIGUEIREDO

Tema

Qualidade das águas e meio ambiente

Resumo

Com a crescente demanda oriunda do desenvolvimento populacional e das atividades econômicas, a disponibilidade de recursos hídricos diminui, principalmente no que se refere à qualidade, e isso resulta na necessidade crescente do acompanhamento das alterações da qualidade da água. Uma maneira de fornecer dados de qualidade da água é realizando o monitoramento da qualidade da água, por meio de análises de parâmetros, físicos, químicos e microbiológicos. A Secretaria de Estado do Meio Ambiente - SEMA-MT realiza o monitoramento da Região Hidrográfica do Paraguai, contemplando suas três sub-bacias, Cuiabá, Paraguai e São Lourenço. Um dos índices utilizados para se determinar a qualidade da água é o IQA, que incorpora parâmetros considerados relevantes para a avaliação da qualidade das águas. Sendo assim, esse estudo teve como objetivo avaliar os resultados do monitoramento da qualidade das águas superficiais utilizando o índice de qualidade da água - IQANSF, na sub-bacia do rio Cuiabá, pertencente a Região Hidrográfica do Paraguai, no ano de 2012 e 2013. Os resultados obtidos, durante os anos de 2012 e 2013, mostraram que na maioria das estações monitoradas a qualidade da água foi considerada MEDIA, com degradação nas estações mais próximas a áreas urbanas.

© 2024 - Todos os direitos reservados - Sistema de publicação de trabalhos técnico ABRHidro - Associação Brasileira de Recursos Hídricos
Desenvolvido por Pierin.com