XII SRHNE - SIMPÓSIO DE RECURSOS HÍDRICOS DO NORDESTE

Data: 21/10/2014 à 31/12/2014
Local: Natal - RN
ISSN: 2359-1900
Mais informações: https://eventos.abrh.org.br/xiisrhn/

USO DE MATRIZ CAUSAL NA ANÁLISE AMBIENTAL E DE GESTÃO EM ÁREAS DE NASCENTES NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO GRAMAME/PB/BRASIL (PAP018215)

Código

PAP018215

Autores

GABRIELA CRISTINA DA SILVA SOARES, CARMEM LÚCIA MOREIRA GADELHA, Hamilcar José Almeida Filgueira, Elson Santos da Silva

Tema

Gestão Participativa (Comitês de Bacia/Conselhos)

Resumo

A bacia hidrográfica do rio Gramame, que abastece 70% da população da área metropolitana da cidade de João Pessoa, e várias comunidades ribeirinhas, tem um número significativo de nascentes localizadas no município de Pedras de Fogo. Este trabalho apresenta um estudo realizado na área do em torno de duas dessas nascentes, sendo uma periurbana (Cacimba da Rosa) e outra rural (Nova Aurora), face aos problemas ambientais e de gestão que lá ocorrem. A metodologia do estudo foi baseada na aplicação da matriz de cadeia causal, como etapa que sucedeu ao diagnóstico socioeconômico e ambiental das áreas em torno das nascentes. Para tanto, foram identificados e classificados, os problemas ambientais e de gestão das águas das nascentes, tendo sido destacado, os conflitos pelo uso da água. Esses problemas foram analisados segundo as causas técnicas, gerenciais, político-sociais e econômico-culturais, construindo-se a matriz de cadeia causal. Essa matriz revelou que os conflitos pelo uso da água, se apresentam como problema de prioridade 1 e com tendência crescente, nas duas nascentes em estudo. Também mostrou ser uma ferramenta útil à formulação e execução de políticas públicas de conservação dos recursos naturais.

© 2024 - Todos os direitos reservados - Sistema de publicação de trabalhos técnico ABRHidro - Associação Brasileira de Recursos Hídricos
Desenvolvido por Pierin.com