XII SRHNE - SIMPÓSIO DE RECURSOS HÍDRICOS DO NORDESTE

Data: 21/10/2014 à 31/12/2014
Local: Natal - RN
ISSN: 2359-1900
Mais informações: https://eventos.abrh.org.br/xiisrhn/

AVALIAÇÃO DO MONITORAMENTO DE NÍVEL DO LENÇOL FREÁTICO POR SISTEMA DATALOGGER'S EM UM POÇO SOBRE A BACIA SEDIMENTAR DO ARARIPE - CEARÁ (PAP018210)

Código

PAP018210

Autores

André Ramos de Souza, Alexandre Cunha Costa, JOSÉ YARLEY DE BRITO GONÇALVES, Claire Anne Viana de Sousa

Tema

Hidrologia e hidrogeologia

Resumo

O monitoramento das oscilações do lençol freático em aquíferos de abastecimento de demandas para múltiplos usos é de elevada importância para melhorias na eficiência de gestão dos recursos hídricos subterrâneos e superficiais, haja visto que essa variação, acarreta em interferências de disponibilidade e qualidade de água devido as interações entre as mesmas. No presente trabalho foi efetuado uma análise de dados de nível estático com sistema automatizado (Datalogger's) em uma das 24 estações integrante do sistema de monitoramento das água subterrâneas sob responsabilidade da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará sub-bacia do rio Salgado, entre os anos de 2011 e 2013. Os resultados apontam um eficiente sistema de monitoramento assim como um gradual rebaixamento do lençol freático de 1,61m em apenas três anos de observação.

© 2024 - Todos os direitos reservados - Sistema de publicação de trabalhos técnico ABRHidro - Associação Brasileira de Recursos Hídricos
Desenvolvido por Pierin.com