Data: 21/10/2014 à 31/12/2014
Local: Natal - RN
ISSN: 2359-1900
Mais informações: https://eventos.abrh.org.br/xiisrhn/
VAZÃO FLUVIAL, CARACTERIZAÇÃO MORFOMÉTRICA E CLASSIFICAÇÃO DO USO E OCUPAÇÃO DO SOLO NA MICROBACIA DO RIO JAVIZINHO, SUL DA BAHIA (PAP018201)
Código
PAP018201
Autores
Jonatas Batista Mattos, Débora Alves dos Santos, Francisco Carlos Fernandes de Paula, Cezar Augusto Teixeira Falcao Filho
Tema
Hidrologia e hidrogeologia
Resumo
Este trabalho tem como objetivos quantificar a produção hídrica, identificar a morfometria e classificar os tipos de cobertura vegetal e uso e ocupação da microbacia do Rio Javizinho, localizada no município de Arataca, Sul da Bahia. A maior parte das nascentes desta bacia está alocada no interior do Parque Nacional da Serra das Lontras. A vazão fluvial medida em diferentes estações sazonais foi determinada a partir do método área vs velocidade. Para o levantamento morfométrico utilizou-se o geoprocessamento em dados areais, lineares e hipsométricos da microbacia. O mapeamento de cobertura vegetal e uso e ocupação do solo baseou-se na aplicação de técnicas de geoprocessamento e sensoriamento remoto na estrutura SIG, utilizando imagens dos satélites RapidEye de 2010, aplicando o método de classificação automática supervisionada através de processamentos de algoritmos. Os resultados indicam que cada hectare da microbacia no parque produz no mínimo, 23.300 litros de água por dia. Esta produção de água é garantida, obviamente pela elevada precipitação, mas também pelas taxas de cobertura vegetal densa, com considerável percentual de floresta primária e secundária. Quanto à forma, a microbacia é alongada, de declividade forte ondulada, com uma hidrografia de média densidade e padrão de drenagem dendrítico.