Data: 21/10/2014 à 31/12/2014
Local: Natal - RN
ISSN: 2359-1900
Mais informações: https://eventos.abrh.org.br/xiisrhn/
TRATAMENTOS ALTERNATIVOS DOMICILIARES REALIZADOS NA COMUNIDADE LAGOA DE SÃO JOÃO, MUNICÍPIO DE PRINCESA ISABEL/PB (PAP018198)
Código
PAP018198
Autores
MARIA DE LOURDES CÂNDIDO DA SILVA, LUCILENE ALVES DE FREITAS, MARIA AUXILIADORA DE FREITAS SANTOS, Adriana Oliveira Araújo, Fernanda Maria de Lima Paiva
Tema
Qualidade das águas e meio ambiente
Resumo
Este trabalho teve como objetivo identificar os tipos de tratamentos da água nos ambientes domésticos realizados pelas famílias na comunidade de Lagoa de São João, município de Princesa Isabel, PB. Os requisitos da qualidade da água estão relacionados aos seus usos. Quando a água armazenada nas cisternas é utilizada para o consumo humano, deve atender aos parâmetros legais, de forma a evitar qualquer tipo de contaminação e proliferação de doenças relacionadas à água contaminada. Para a identificação e avaliação dos tratamentos foram aplicados questionários à pessoa responsável pelo manuseio, gerenciamento e tratamento da água realizado por cada família. Após a captação da água de chuva a ser armazenada em cisternas rurais, as famílias dispõem de formas de tratamentos para a água consumida no ambiente intradomiciliar, as quais se destacam: coar, filtrar e clorar. Assim, conclui-se que a comunidade realiza os tratamentos de filtração, coação e a adição de cloro na água antes de ser consumida. Estes tratamentos são os mais comuns entre as famílias estudadas, uma vez que consiste em ser viáveis e adequados às suas realidades.