XII SRHNE - SIMPÓSIO DE RECURSOS HÍDRICOS DO NORDESTE

Data: 21/10/2014 à 31/12/2014
Local: Natal - RN
ISSN: 2359-1900
Mais informações: https://eventos.abrh.org.br/xiisrhn/

SIMULAÇÃO DA OPERAÇÃO DE RESERVATÓRIO NA BACIA DO RIO PARDO-BA: AVALIAÇÃO DA SEGURANÇA HÍDRICA PARA O ABASTECIMENTO PÚBLICO (PAP018192)

Código

PAP018192

Autores

roberto mota araujo silva, Paulo Romero Guimarães Serrano de Andrade

Tema

Segurança Hídrica (disponibilidade)

Resumo

A região semi-árida brasileira é marcada por relativa escassez hídrica, conseqüência da distribuição pluviométrica, variável no tempo e no espaço, refletindo-se no regime de vazões dos rios. Para amenizar tal irregularidade, são construídos reservatórios com a finalidade de compensar as deficiências hídricas em períodos secos, regulando a manutenção da vazão dos cursos de água ou atendendo às variações da demanda dos usuários. O presente trabalho avalia as disponibilidades hídricas do reservatório Água Fria II, localizado na parte alta da Bacia do Rio Pardo - BA, região submetida por vezes a severas condições de seca, onde se registra conflitos pelo uso da água. Para simular a operação, fez-se uso de modelo computacional baseado em rede de fluxo, idealizando-se diferentes cenários de planejamento que consideram a sazonalidade climática, a definição de prioridades de atendimento às demandas do abastecimento humano, atuais e futuras, e exigências ambientais. Os resultados alcançados permitem diagnosticar situações potencialmente limitadoras à alocação plena das demandas hídricas requeridas pelas cidades de Vitória da Conquista e Barra do Choça, fornecem subsídios à formulação de regras operativas para o reservatório e justificam a implantação da Adutora do Catolé, melhorando a segurança hídrica para os sistemas de abastecimento de água.

© 2024 - Todos os direitos reservados - Sistema de publicação de trabalhos técnico ABRHidro - Associação Brasileira de Recursos Hídricos
Desenvolvido por Pierin.com