XII SRHNE - SIMPÓSIO DE RECURSOS HÍDRICOS DO NORDESTE

Data: 21/10/2014 à 31/12/2014
Local: Natal - RN
ISSN: 2359-1900
Mais informações: https://eventos.abrh.org.br/xiisrhn/

INVESTIGAÇÃO DA QUALIDADE DAS ÁGUAS SUPERFICIAIS DE UM GRANDE RESERVATÓRIO NO SEMIÁRIDO POR MEIO DE ANÁLISE MULTIVARIADA (PAP018172)

Código

PAP018172

Autores

JOSÉ RIBEIRO DE ARAÚJO NETO, ANA CÉLIA MAIA MEIRELES, HELBA ARAÚJO DE QUEIROZ PALÁCIO, EUNICE MAIA DE ANDRADE, MARIA MONALIZA DE SALES

Tema

Qualidade das águas e meio ambiente

Resumo

Este trabalho foi desenvolvido objetivando-se identificar, através da técnica de estatística multivariada (Análise de Componentes Principais, ACP) os fatores determinantes da qualidade hídrica superficial do açude Orós, Ceará. Para avaliar a qualidade das águas foram realizadas coletas bimestrais no período de abril/08 a abril/10, em sete pontos distintos na superfície do reservatório e analisaram-se 32 parâmetros de qualidade de água de natureza física, química e microbiológica. A capacidade total de acumulação do reservatório é de aproximadamente 1.940.000.000 m3. Observou-se por meio da AF/ACP, que o modelo apresentou índice de adequacidade considerado bom com KMO = 0,714. Pelo emprego da análise de componentes principais foi identificado um modelo de melhor ajuste composto por cinco componentes, explicando 82,44% da variância total. O primeiro e o terceiro componente estão relacionados à dissolução dos cátions e aos sais totais decorrentes da geologia dos solos da bacia do reservatório e dos processos não naturais; o segundo componente está vinculado ao processo de erosão e escoamento superficial; o quarto componente relaciona-se com a poluição antrópica e o quinto, como um componente de nutrientes.


Parse error: syntax error, unexpected ')' in /var/www/html/anais/includes/aws/GuzzleHttp/functions.php on line 335