Data: 21/10/2014 à 31/12/2014
Local: Natal - RN
ISSN: 2359-1900
Mais informações: https://eventos.abrh.org.br/xiisrhn/
SELEÇÃO DE FATORES RELACIONADOS A EROSÃO EM DIFERENTES ESCALAS COM VEGETAÇÃO DE CAATINGA RALEADA NO SEMIÁRIDO (PAP018159)
Código
PAP018159
Autores
JULIO CESAR NEVES DOS SANTOS, EUNICE MAIA DE ANDRADE, JOSÉ RIBEIRO DE ARAÚJO NETO, HELBA ARAÚJO DE QUEIROZ PALÁCIO, Jacques Carvalho Ribeiro Filho
Tema
Erosão e transporte de sedimentos
Resumo
Uma adequada descrição dos fluxos de sedimentos para a adoção de medidas preventivas ou de controle dos processos erosivos requer um entendimento não somente dos fatores que influenciam a erosão, como também das condições de transporte. O objetivo desse estudo é com auxílio de estatística multivariada (Análise Fatorial/Análise de Componentes Principais) identificar os fatores relacionados com a capacidade de transporte de sedimentos em área com caatinga raleada em diferentes escalas espaciais no semiárido cearense, Brasil. O estudo foi desenvolvido na Bacia Experimental de Iguatu, com monitoramento na escala de microbacia 1,41 ha, parcela de erosão de 20 m2 e microparcela de 1 m2, todas com cobertura de Caatinga raleada. O período de estudo foi de 2009 a 2013. A primeira componente principal foi representada por variáveis relacionadas ao poder energético da chuva em desagregar partículas de solo. A segunda componente foi enquadrada as variáveis produção de sedimentos, vazão de pico e lâmina escoada. A vazão de pico e a lâmina escoada estão diretamente relacionadas à energia para o transporte de sedimentos, sendo essa componente caracterizada pela energia de transporte. A terceira componente foi enquadrada as variáveis relacionadas ao conteúdo de água no solo.