XII SRHNE - SIMPÓSIO DE RECURSOS HÍDRICOS DO NORDESTE

Data: 21/10/2014 à 31/12/2014
Local: Natal - RN
ISSN: 2359-1900
Mais informações: https://eventos.abrh.org.br/xiisrhn/

AVALIAÇÃO DE FILTROS DOMÉSTICOS COM CARVÃO ATIVADO MODIFICADO COM COMPOSTOS METÁLICOS DE PRATA E COBRE PARA MELHORIA DA QUALIDADE DA ÁGUA (PAP018152)

Código

PAP018152

Autores

FLÁVIA SAYURI ARAKAWA, SIMONE DE LIMA BAZANA, Driano Rezende, Gisele Cristina Justen, ROSANGELA BERGAMASCO

Tema

Qualidade das águas e meio ambiente

Resumo

Filtros domésticos com carvão ativado modificado com compostos metálicos de Ag e Cu foram avaliados em relação à eficiência de retenção de bactérias e retenção de cloro livre para purificação de água. Experimentos foram realizados em um sistema de filtração gravitacional utilizando filtros com leitos de carvão ativado granular sem impregnação e com impregnação de compostos de Ag e Cu nas concentrações de C/Ag0,5%Cu2% e C/Ag0,5%Cu1% (m/m). A incorporação de compostos de Ag e Cu na estrutura do carvão ativado aumentou a eficiência de retenção de Escherichia coli da água quando comparada com o carvão ativado sem impregnação, isto pode ser atribuído à ação sinérgica da Ag e do Cu no carvão ativado que mostrou uma atividade oligodinâmica superior na remoção das bactérias da água. Em relação à eficiência de retenção de cloro livre, todos os filtros avaliados apresentaram eficiência superior a 90%. Portanto, os filtros com C/Ag-Cu avaliados mostraram elevado potencial para remoção de contaminantes microbiológicos e inorgânicos da água, melhorando a qualidade da água tratada.

© 2024 - Todos os direitos reservados - Sistema de publicação de trabalhos técnico ABRHidro - Associação Brasileira de Recursos Hídricos
Desenvolvido por Pierin.com