Data: 21/10/2014 à 31/12/2014
Local: Natal - RN
ISSN: 2359-1900
Mais informações: https://eventos.abrh.org.br/xiisrhn/
USO DO COAGULANTE NATURAL MORINGA OLEIFERA LAM COM O AUXILIAR DE COAGULAÇÃO POLICLORETO DE ALUMÍNIO NA MELHOR PERFORMANCE DO TRATAMENTO CONVENCIONAL DE ÁGUA (PAP017872)
Código
PAP017872
Autores
Karina Cardoso Valverde, MARCELA FERNANDES SILVA, Marcelo Fernandes Vieira, Angélica Marquetotti Salcedo Vieira, ROSANGELA BERGAMASCO
Tema
Qualidade das águas e meio ambiente
Resumo
Esse trabalho propõe avaliar a eficiência do processo de coagulação/floculação, sedimentação e filtração, utilizando associação dos coagulantes Moringa oleifera Lam (M. oleifera) em pó e policloreto de alumínio (PAC) no tratamento de água. A água bruta foi coletada na Sanepar, localizada na cidade de Maringá, PR, proveniente da bacia do Rio Pirapó. A caracterização foi realizada por meio de parâmetros físicos, químicos e bacteriológicos, além da análise de tamanho dos flocos e potencial zeta. Os ensaios de coagulação/floculação e sedimentação foram realizados em Jar Test. A etapa de filtração foi realizada por meio de um filtro rápido descendente de camada dupla (areia e antracito). A utilização da M. oleifera contribui para a redução da quantidade requerida do coagulante sintético PAC. O processo de tratamento proposto por meio da associação dos coagulantes com a utilização de 80%/20% ou 60%/40% de M. oleifera/PAC é adequado para a obtenção de água potável, sendo sem dúvida, um processo promissor.