XII SRHNE - SIMPÓSIO DE RECURSOS HÍDRICOS DO NORDESTE

Data: 21/10/2014 à 31/12/2014
Local: Natal - RN
ISSN: 2359-1900
Mais informações: https://eventos.abrh.org.br/xiisrhn/

AÇÕES PROPOSTAS SOBRE O MANEJO DOS RECURSOS HÍDRICOS NOS LOTES FAMILIARES DO PROJETO PÚBLICO DE IRRIGAÇÃO NILO COELHO (PAP017784)

Código

PAP017784

Autores

FELIPE VILARINHO E SILVA, MÁRIO DINIZ ARAÚJO NETO

Tema

Política institucional, planejamento e governança dos Recursos Hídricos

Resumo

O presente trabalho é resultado de uma pesquisa no Projeto Público de Irrigação Nilo Coelho (PPINC), nos municípios de Petrolina (PE) e Casa Nova (BA), junto aos agricultores irrigantes familiares com o objetivo de investigar o manejo dos recursos hídricos. No contexto brasileiro e consequentemente no semiárido nordestino, é sabida a importância da agricultura irrigada. Sem dúvida os projetos de irrigação auxiliam na diminuição da pobreza, na geração de empregos e na melhoria da renda. Porém, para o sucesso da atividade, algumas variáveis devem ser satisfeitas. Nesse trabalho, o enfoque se dará sobre o manejo da água no lote do agricultor irrigante familiar. Este grupo merece atenção especial por geralmente ser mais vulnerável no manejo da água. Para investigar a variável citada, foi utilizada a pesquisa qualitativa baseada em entrevistas semi-estruturadas, narrativas, vivências dos envolvidos e observação de campo. Como resultado foram identificados problemas relacionados ao manejo da água nos lotes dos agricultores irrigantes familiares. Desse modo, foram sugeridas ações no sentido de contribuir à realidade do irrigante.

© 2024 - Todos os direitos reservados - Sistema de publicação de trabalhos técnico ABRHidro - Associação Brasileira de Recursos Hídricos
Desenvolvido por Pierin.com