XII SRHNE - SIMPÓSIO DE RECURSOS HÍDRICOS DO NORDESTE

Data: 21/10/2014 à 31/12/2014
Local: Natal - RN
ISSN: 2359-1900
Mais informações: https://eventos.abrh.org.br/xiisrhn/

PROPOSTA METODOLÓGICA DE DELIMITAÇÃO DE ÁREAS PROPÍCIAS AO ARMAZENAMENTO DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS EM TERRENOS CRISTALINOS, POR GEOTECNOLOGIAS, NO ESTADO DE SERGIPE (PAP017773)

Código

PAP017773

Autores

Paulo Sérgio de Rezende Nascimento

Tema

Hidrologia e hidrogeologia

Resumo

O objetivo geral deste trabalho é definir os procedimentos geotecnológicos para determinar áreas propícias à acumulação de águas subterrâneas em aquíferos fissurais no Estado de Sergipe. Neste sentido serão utilizadas imagens de satélite LANDSAT, CBERS-2B e SRTM para a discriminação dos lineamentos geoestruturais de drenagem e relevo. Finalizada esta etapa, serão realizadas as análises exploratórias destes lineamentos estruturais, que fornecem a frequência de suas direções pelo diagrama de roseta. Por fim, a interpolação por krigagem ordinária delimitará as áreas de maior concentração de lineamentos e as áreas mais propícias à acumulação de águas subterrâneas. Assim, o presente trabalho além de aspirar contribuir com a realidade sergipana, visa também fornecer subsídios teórico-práticos que possam ser estendidos para todo o semiárido nordestino.

© 2024 - Todos os direitos reservados - Sistema de publicação de trabalhos técnico ABRHidro - Associação Brasileira de Recursos Hídricos
Desenvolvido por Pierin.com