XII SRHNE - SIMPÓSIO DE RECURSOS HÍDRICOS DO NORDESTE

Data: 21/10/2014 à 31/12/2014
Local: Natal - RN
ISSN: 2359-1900
Mais informações: https://eventos.abrh.org.br/xiisrhn/

AVALIAÇÃO QUALITATIVA DA POROSIDADE/PERMEABILIDADE DE AQUÍFEROS EM FUNÇÃO DA DINÂMICA SAZONAL DAS PRECIPITAÇÕES E DAS VAZÕES NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO VERDE-BA. (PAP017718)

Código

PAP017718

Autores

MÁRIO JORGE DE SOUZA GONÇALVES, EDNA CRISTINA DE LUCENA MARQUES, MARCOS DE OLIVEIRA DIAS

Tema

Hidrologia e hidrogeologia

Resumo

A bacia hidrográfica do rio Verde está situada na região centro-norte do Estado da Bahia, região semiárida do estado da Bahia. Seu curso segue de para norte até sua foz na margem direita do rio São Francisco. A bacia está ocupando áreas da Depressão Sanfranciscana, Platô de Irecê e da Chapada Diamantina, totalizando uma superfície de 14.110 Km2. O curso do rio Verde segue margeando os povoados de Nanique, Macaco, Mirorós, Rio Verde e Lagoa da Palha, correndo no sentido Sul-Norte e apresentando um regime intermitente, principalmente em sua porção central. Desta maneira a bacia foi escolhida por sua localização em região com clima semiárido quente, para se avaliar a porosidade/permeabilidade de aquíferos através da dinâmica sazonal das precipitações e dos caudais existentes. Este trabalho procura demonstrar a importância do estudo do tempo de retardo para avaliar qualitativamente a porosidade/permeabilidade auxiliando na gestão de bacias em regiões semiáridas quentes, sua ocupação e previsão de enchentes visando a prevenção de desastres naturais e disponibilidade hídrica, tendo em vista que nestas regiões as precipitações acontecem de maneira concentrada num curto espaço de tempo.

© 2024 - Todos os direitos reservados - Sistema de publicação de trabalhos técnico ABRHidro - Associação Brasileira de Recursos Hídricos
Desenvolvido por Pierin.com