Data: 22/03/2021 à 25/03/2021
Local: Aracaju-SE
Mais informações: http://www.abrhidro.org.br/xiiienrehse
O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC?S) COMO FERRAMENTA DE PLANEJAMENTO URBANO
Código
XIII-ENREHSE0110
Autores
Camilo Rafael Pereira Brandão, Joyce Helly da Anunciação Soares, LAIZE ELOY TEXEIRA, Romeu Boto Dantas Neto, DANIELLA ROCHA
Tema
Educação ambiental voltada à preservação dos mananciais
Resumo
O crescimento populacional das últimas décadas reflete na crise civilizatória devido a exploração dos recursos naturais de modo insustentável e no aumento da demanda de alimento. O uso de metodologias voltadas para o melhorando do processo de ensino-aprendizagem vem sendo incorporadas no nível superior e o desenvolvimento das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) ocasiona profundas mudanças nestes processos de ensino. O objetivo geral deste trabalho foi analisar o uso do jogo SimCity 3000 como ferramenta para aplicação prática sobre o planejamento e desenvolvimento urbano para diferentes cenários. A metodologia consiste na elaboração de premissas (pessimista, intermediária e otimista) para a simulação dentro do jogo, tendo como área de estudo o Bairro Jabotiana, localizado na cidade de Aracaju ? SE. Com os resultados obtidos foi possível analisar como o planejamento urbano é importante para o desenvolvimento do bairro e como o gerenciamento interliga diversos setores no qual se retroalimentam. Os usos destas novas tecnologias representam uma forma inovadora de pensar a cidade a partir da construção de cenários, possibilitando um novo olhar integrativo entre os diversos eixos que compõe uma cidade (gerenciamento dos resíduos sólidos, gerenciamento dos recursos hídricos, gerenciamento do sistema de drenagem, gerenciamento do esgotamento sanitário, gerenciamento do plano diretor, gerenciamento do zoneamento e outros) para melhor geri-los. Além disto, o uso das TDIC contribui na aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em aulas teóricas, proporcionando uma nova formação aos discentes.