II END - Encontro Nacional de Desastres da ABRHidro

Data: 15/12/2020 à 18/12/2020
Local: Virtual
ISSN: 2764-9040
Mais informações: https://www.abrhidro.org.br/iiend

MEDIDAS ESTRUTURAIS NO MUNICÍPIO DE SÀO JOSÉ DO RIO PRETO/SP: MITIGAÇÃO E PREVENÇÃO DOS PROBLEMAS DAS ENCHENTES E INUNDAÇÕES NAS PRINCIPAIS AVENIDAS DA ÁREA CENTRAL DA CIDADE.

Código

II-END0087

Autores

Alexandre Batista do Carmo, Denise Gallo Pizella

Tema

Medidas estruturais e não estruturais para prevenção de desastres

Resumo

São José do Rio Preto encontra-se a 440 km da capital do Estado de São Paulo, seu território é de 431,30 Km². O rio que capta o escoamento superficial das águas da cidade é o Rio Preto e tem como principais afluentes os córregos Canela e Borá, localizados na região central. A hidrografia da cidade, caracteriza-se pela presença de rios com padrão de drenagem dendrítica e vales em forma de ?U? com planícies aluviais de inundação. Este trabalho tem por objetivo apresentar as medidas estruturais adotadas pelo município de São José do Rio Preto/SP para mitigar e prevenir os riscos ocasionados por enchentes e inundações nas avenidas da área central da cidade. A metodologia adotada para a realização do trabalho possui caráter quali-quantitativo e foi realizado por meio de levantamento de dados obtidos de projetos e relatórios adquiridos na Prefeitura, relacionados às medidas estruturais de mitigação e prevenção de enchentes e inundações na cidade. Como resultados destacamos que as medidas estruturais consistiram na construção de ?piscinões? e lagoas para retenção das águas das chuvas e construção de bocas de lobo e redes coletoras para captação e condução das águas. Com a conclusão destas obras, as águas de escoamento superficial provenientes das chuvas passam pelas bocas de lobo e desaguam nos piscinões e lagoas construídas, retardando sua velocidade. Para que as medidas estruturais adotadas pelo Município tenham uma eficiência e no futuro não haja a necessidade de mais intervenções é preciso que o crescimento da área urbana no município seja ordenado.

© 2024 - Todos os direitos reservados - Sistema de publicação de trabalhos técnico ABRHidro - Associação Brasileira de Recursos Hídricos
Desenvolvido por Pierin.com