XIII ENAU - Encontro Nacional de Águas Urbanas e III SRRU - Simpósio de Revitalização de Rios Urbanos

Data: 19/10/2020 à 22/10/2020
Local: virtual
ISSN: 2359-1897
Mais informações: https://www.abrhidro.org.br/xiiienau-iiisrru

PROPOSTA DE MELHORIA DA ESTAÇÃO DE BOMBEAMENTO DE UM CANAL DE DRENAGEM URBANO UTILIZANDO MODELAGEM FLUIDODINÂMICO TRIDIMENSIONAL.

Código

XIIIENAU-IIISSRU0122

Autores

janduir silva freitas filho, Jaime Joaquim da Silva Pereira Cabral

Tema

ENAU - 01 - Hidráulica de sistemas urbanos

Resumo

As estações de bombeamento, também conhecidas como estações elevatórias, são bastantes difundidas nas obras de saneamento e recursos hídricos da engenharia civil. As estações de bombeamento para funcionarem de forma eficiente precisam que os conjuntos motor-bombas operem em condições hidráulicas adequadas, para isso é necessário que o dimensionamento do reservatório permita o escoamento continuo sem obstruções, vórtices, zonas de estagnação, zonas de recirculação, entrada de ar na tubulação de sucção e perfis de velocidades supercríticas. O presente trabalho teve por objetivo propor melhorias e avaliar o escoamento em uma estação de bombeamento, na cidade de Recife-PE, através da simulação numérica da dinâmica dos fluidos computacional. No final foi possível concluir que com algumas mudanças estruturais de atendimento as normas brasileiras técnicas a estação de bombeamento apresentaria uma operação de 100% do volume útil projetado.

© 2024 - Todos os direitos reservados - Sistema de publicação de trabalhos técnico ABRHidro - Associação Brasileira de Recursos Hídricos
Desenvolvido por Pierin.com