XIII ENAU - Encontro Nacional de Águas Urbanas e III SRRU - Simpósio de Revitalização de Rios Urbanos

Data: 19/10/2020 à 22/10/2020
Local: virtual
ISSN: 2359-1897
Mais informações: https://www.abrhidro.org.br/xiiienau-iiisrru

MODELAGEM HIDRÁULICA-HIDROLÓGICA COMO FERRAMENTA GESTÃO AMBIENTAL: ESTUDO DO CANAL DE DRENAGEM DA REGIÃO ADMINISTRATIVA SANTA MARIA, DF.

Código

XIIIENAU-IIISSRU0085

Autores

Carolina de Sousa Martins Arrais, Maria Elisa Leite Costa, GABRIELA MARQUES

Tema

ENAU - 02 - Processos hidrológicos e modelagem em áreas urbanas

Resumo

A urbanização provoca alterações significativas relacionadas à quantidade e qualidade dos corpos de água em meio urbano. Nesse contexto, o gerenciamento dos recursos hídricos é atividade essencial para o convívio da cidade com suas águas. Diante desta problemática, é possível observar que a gestão das águas pluviais necessita cada vez mais da adoção de metodologias de monitoramento sistemático. Esse estudo, portanto, sugere o uso da modelagem hidrológica como ferramenta para análise das condicionantes do licenciamento ambiental dos sistemas de drenagem urbana. O objeto de estudo é o sistema de drenagem de Região Administrativa XIII ? Santa Maria, que apresenta entre as condicionantes da sua licença ambiental, o fechamento do seu canal de drenagem. O presente projeto buscou analisar o sistema de drenagem de água dessa região por meio de simulação hidrológica realizada com o modelo SWMM. A simulação se mostrou uma boa ferramenta como apoio à decisão na gestão das águas pluviais urbanas, permitindo verificar que para a chuva de projeto o canal opera além da capacidade máxima e que a cobertura do canal não contribuiria para a adequação do sistema e poderia aumentar o risco de inundações e à integridade da própria estrutura.

© 2024 - Todos os direitos reservados - Sistema de publicação de trabalhos técnico ABRHidro - Associação Brasileira de Recursos Hídricos
Desenvolvido por Pierin.com