XIII ENAU - Encontro Nacional de Águas Urbanas e III SRRU - Simpósio de Revitalização de Rios Urbanos

Data: 19/10/2020 à 22/10/2020
Local: virtual
ISSN: 2359-1897
Mais informações: https://www.abrhidro.org.br/xiiienau-iiisrru

READEQUAÇÃO DA REDE DE MICRODRENAGEM VISANDO O CONTROLE DE ALAGAMENTOS EM TRECHO DA AVENIDA MASCARENHAS DE MORAES, EM RECIFE-PE.

Autores

Mayra Vitória Almeida Lopes, Alisson Caetano da Silva, Marcos Antonio Barbosa da Silva Junior, Micaella Raíssa Falcão de Moura, Ana Karla Batista da Silva

Tema

ENAU - 10 - Inundações urbanas: modelagem, estudos de danos, alerta e planos de emergência e medidas de controle

Resumo

A ausência de uma manutenção periódica e a obsolescência das redes de drenagem, no contexto de urbanização excessiva das cidades, estão entre os principais fatores que mais causam alagamentos em todo o Brasil. Para evitar tal situação, é necessário medidas que garantam uma boa eficiência hidráulica na rede. Neste sentido, este trabalho apresenta uma alternativa de readequação da rede de microdrenagem no trecho da Avenida Mascarenhas de Moraes, em Recife-PE, visando a redução dos alagamentos locais. Para isso, foi utilizado o modelo hidrológico-hidráulico SWMM (Storm Water Management Model), considerando os dados locais de: topografia, cadastro da rede de microdrenagem, chuva e maré. Através da simulação de um evento de chuva de 225,83 mm com duração de 12 horas, verificou-se uma redução da taxa de volume acumulado do alagamento de 13,75%, da rede existente para a rede projetada, e uma redução de taxa de lâmina d?água do alagamento de 36,57%, também da rede existente para a rede projetada. Conclui-se que a rede projetada apresentou boa eficácia hidráulica, dando resultados positivos e satisfatórios em relação a redução dos volumes nos PV?S e redução da quantidade de águas na avenida. Porém, apenas essa alternativa não seria suficiente para erradicar os alagamentos no local.

Sistema de publicação de trabalhos técnico ABRhidro - Associação Brasileira de Recursos Hídricos
Desenvolvido por Pierin.com