XIII ENAU - Encontro Nacional de Águas Urbanas e III SRRU - Simpósio de Revitalização de Rios Urbanos

Data: 19/10/2020 à 22/10/2020
Local: virtual
ISSN: 2359-1897
Mais informações: https://www.abrhidro.org.br/xiiienau-iiisrru

ANÁLISE E DETERMINAÇÃO DAS CURVAS DE INTENSIDADE-DURAÇÃO-FREQUÊNCIA (IDF) COM DADOS ATUAIS E DIFERENTES COEFICIENTES DE DESAGREGAÇÃO DE CHUVAS, PARA O MUNICIPIO DE SÃO LUIZ GONZAGA/RS, NOROESTE GAÚCHO.

Código

XIIIENAU-IIISSRU0063

Autores

Juliana Marques Schontag, Michel Nobre Muza, Gabriel do Amaral Minussi

Tema

ENAU - 08 - Monitoramento, coleta e tratamento de dados: métodos tradicionais, radar, satélite

Resumo

O conhecimento das precipitações máximas prováveis é de grande importância na elaboração de projetos de engenharia. O presente trabalho busca analisar os índices de precipitação pluvial utilizados para o dimensionamento de redes de drenagem pluvial do município de São Luiz Gonzaga localizado no noroeste gaúcho. Para isso foram levantados os dados de precipitação dos últimos 59 anos da estação meteorológica do município. Os dados foram aplicados à distribuição de Gumbel e verificados pelo teste de aderência Kolmogorov-Sminorv. Para a desagregação foram utilizados o método das relações da CETESB e o método proposto por Robaina e Peiter ao estado do Rio Grande do Sul. O estudo possibilitou a construção das curvas IDF e obtenção dos parâmetros da equação de chuvas intensas com dados atualizados. Também foram realizadas comparações com a equação obtida por Otto Pfafstetter determinadas em 1957/58. A utilização da equação de Otto Pfafstetter e do método de Robaina e Peiter não apresentaram diferença significativa, não acarretando em um problema de subdimensionamento ou superdimensionamento de rede de drenagem urbana.

© 2024 - Todos os direitos reservados - Sistema de publicação de trabalhos técnico ABRHidro - Associação Brasileira de Recursos Hídricos
Desenvolvido por Pierin.com