XV SRHNE - SIMPÓSIO DE RECURSOS HÍDRICOS DO NORDESTE

Data: 22/11/2020 à 26/11/2020
Local: Caruaru
ISSN: 2359-1900
Mais informações: https://www.abrhidro.org.br/xvsrhne/

ANÁLISE DA POTABILIDADE DA ÁGUA TRATADA PELO SISTEMA ALTERNATIVO COLETIVO (SALTA-Z) NAS COMUNIDADES ARAPAPÁ E LAGO PRETO NO MUNICÍPIO DE MANACAPURU(AM).

Código

XV-SRHNE0294

Autores

SILMARA FERREIRA DA ROCHA, Etianne Monteiro Braga

Tema

10 - Qualidade da água

Resumo

A maior parte da população que não dispõe de fonte segura de água para consumo residem em áreas consideradas rurais, com habitações espaçadas e distantes de centros urbanos. Isso dificulta ainda mais a conjectura de sistemas de saneamento convencionais. Visando minimizar o cenário desfavorável de disponibilidade e acesso à água na Amazônia, iniciativas de implantação de soluções alternativas de abastecimento de água tem sido implementada na região por entidades governamentais e não governamentais. O Salta-Z é um sistema de tratamento para fins de consumo humano em residências localizadas no meio rural, sendo esse de baixo custo, autossustentável, de fácil manutenção e operação e que realmente possa atender aos padrões de potabilidade. O objetivo deste trabalho é fazer o estudo da potabilidade da água tratada pelo sistema alternativo coletivo (SALTA-Z), nas comunidades Arapapá e Lago Preto na zona rural de Manacapuru e comparar com os parâmetros estabelecidos pela portaria 2.914/11. A partir dos resultados que foram levantados pode-se dizer que a utilização de uma solução alternativa de tratamento de água com Zeólita (Salta-z), está de fato sendo um sistema eficiente para levar água de qualidade a população da zona rural.

© 2024 - Todos os direitos reservados - Sistema de publicação de trabalhos técnico ABRHidro - Associação Brasileira de Recursos Hídricos
Desenvolvido por Pierin.com