XIV ENES - Encontro Nacional de Engenharia de Sedimentos

Data: 09/11/2020 à 11/11/2020
Local: Campinas/SP
ISSN: 2359-2141
Mais informações: http://www.abrhidro.org.br/xivenes

MODELAGEM DE CENÁRIOS DE TRANSPORTE DE SEDIMENTOS NO RESERVATÓRIO DA USINA HIDRELÉTRICA DE AIMORÉS

Código

ENES20200090

Autores

Camila Bergmann Goulart, Fernando Mainardi Fan

Tema

04 - CONTROLE DE SEDIMENTOS EM RIOS E RESERVATÓRIOS

Resumo

A geração de energia por usinas hidrelétricas representa grande parte da matriz energética mundial. No Brasil, cerca de 65% da energia elétrica é gerada por hidrelétricas. A construção de barragens gera diversos efeitos no curso d?água, entre eles a retenção de sedimentos que antes eram transportados pelo rio. Estes sedimentos acumulados, dentre outros efeitos, podem levar ao assoreamento do reservatório e de tomadas d?água, diminuindo a vida útil. Devido a isso, estudos são feitos sobre técnicas de gestão de sedimentos, tanto para evitar a acumulação de sedimentos dentro dos reservatórios, quanto para recuperar volumes já perdidos. Estas técnicas podem prejudicar o meio ambiente, em boa parte pelas elevadas concentrações que podem ser liberadas a jusante. Assim, estudos se fazem necessários para avaliar as técnicas mais apropriadas para cada reservatório, bem como para avaliar os possíveis efeitos de sua aplicação no sistema, a fim de otimizar a operação do reservatório e minimizar seus impactos no ecossistema. Esta pesquisa visou avaliar cenários de modelagem hidrodinâmica e de transporte de sedimentos, aplicando-se diferentes rebaixamentos de nível do reservatório (a fim de avaliar as técnicas de flushing e pass-through), equações de transporte, granulometrias e camadas de sedimentos, a fim de avaliar a influência destes parâmetros nos resultados modelagem. Para isso, foi utilizado o estudo de caso da UHE Aimorés, utilizando o modelo Delft3D-FLOW, com modelagem bidimensional. Os resultados mostram que as incertezas na parametrização superam as incertezas entre as técnicas (diferentes rebaixamentos), apresentando grandes variações quando avaliado o uso de diferentes equações de transporte.

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