XV SRHNE - SIMPÓSIO DE RECURSOS HÍDRICOS DO NORDESTE

Data: 22/11/2020 à 26/11/2020
Local: Caruaru
ISSN: 2359-1900
Mais informações: https://www.abrhidro.org.br/xvsrhne/

Avaliação do processo de governança colaborativa, no âmbito do programa Córrego Limpo, no processo de revitalização do Córrego Ibiraporã, São Paulo-SP.

Código

XV-SRHNE0144

Autores

Juliana Caroline de Alencar da Silva, Amanda Coelho dos Santos, Carolina Mendes

Tema

05 - Revitalização de bacias hidrográficas

Resumo

O processo de urbanização das grandes cidades resultou na degradação de muitos de seus rios e córregos. Diante de tal cenário, a recuperação dos cursos d?água urbanos surge como alternativa de reinseri-los na paisagem urbana a fim de promover a sustentabilidade dos recursos hídricos. O Córrego Ibiraporã, localizado na zona oeste do município de São Paulo, foi recuperado entre 2009 e 2011 no âmbito do programa ?Córrego Limpo?, parceria entre a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e a Prefeitura do Município de São Paulo (PMSP), sendo um dos córregos participantes do programa de governança colaborativa, que envolveu a comunidade local como ator ativo no desenvolvimento do projeto, o que resultou na efetividade do seu processo de despoluição.

© 2024 - Todos os direitos reservados - Sistema de publicação de trabalhos técnico ABRHidro - Associação Brasileira de Recursos Hídricos
Desenvolvido por Pierin.com