XV SRHNE - SIMPÓSIO DE RECURSOS HÍDRICOS DO NORDESTE

Data: 22/11/2020 à 26/11/2020
Local: Caruaru
ISSN: 2359-1900
Mais informações: https://www.abrhidro.org.br/xvsrhne/

AVALIAÇÃO DOS IMPACTOS DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS NA PRECPITAÇÃO PARA OS QUATROS CENÁRIOS DE REPRESENTATIVE CONCENTRATION PATHWAY DO IPCC EM JUAZEIRO DO NORTE, CEARÁ.

Código

XV-SRHNE0056

Autores

MARIA DE JESUS DELMIRO ROCHA, IRAN EDUARDO LIMA NETO, Jefferson Hannover Faustino Magalhães, Cleiton da Silva Silveira

Tema

01 - Hidrologia do Semiárido

Resumo

As variabilidades climáticas exercem forte influência sobre diversas atividades, como a agricultura e a geração de energia. Diante disso, para estimar as alterações no clima emprega-se o uso de modelos climáticos globais que, por meio de cenários de emissões de gases do efeito estufa, estimam as mudanças climáticas que possam ocorrer no futuro. Este trabalho, portanto, visou a analisar as tendências climáticas de índices de precipitação e de temperatura no município de Juazeiro do Norte, Estado do Ceará, utilizando-se, para isso, dados obtidos a partir do Coupled Model Intercomparison Project ? 6th phase (CMIP6), avaliando-se desde comportamentos históricos, a tendências desses índices para diferentes cenários futuros propostos pelo IPCC. Concluiu-se que a precipitação total anual não apresentou uma tendência expressiva de mudança bem definida. Observou-se, entretanto, que a precipitação máxima anual apresenta possibilidade de chuvas intensas nunca ocorridas anteriormente durante o período histórico. Ressalta-se, ademais, que os cenários mais extremos na forçante radiativa, RCP 6.0 e RCP 8.5, não foram os que apresentaram as condições mais anômalas na precipitação, sendo para isto os cenários RCP 2.6 e RCP 4.5.

© 2024 - Todos os direitos reservados - Sistema de publicação de trabalhos técnico ABRHidro - Associação Brasileira de Recursos Hídricos
Desenvolvido por Pierin.com