XV SRHNE - SIMPÓSIO DE RECURSOS HÍDRICOS DO NORDESTE

Data: 22/11/2020 à 26/11/2020
Local: Caruaru
ISSN: 2359-1900
Mais informações: https://www.abrhidro.org.br/xvsrhne/

ANÁLISE DO TRATAMENTO DE ÁGUAS CINZA ATRAVÉS DE COAGULAÇÃO, FILTRAÇÃO COM AREIA E FILTRAÇÃO COM CARVÃO ATIVADO ? ESTUDO DE CASO.

Código

XV-SRHNE0031

Autores

Ithalo Diego Barbosa Ribeiro, MARCELO MENDES, MILLENA LARA FEITOSA MOURA, Cláudio Marques de Souza Júnior

Tema

06 - Uso racional da água

Resumo

A água é um recurso abundante no Planeta Terra, cobrindo grande parte de sua superfície. No entanto, sua parcela potável representa um montante muito pequeno se comparado ao total, destacando o caráter finito desse recurso tão necessário à manutenção da vida. Em contrapartida à demanda crescente no uso da água, o presente artigo apresenta o uso de águas cinza como solução, após o devido tratamento, sendo estas os efluentes domésticos que não possuem contribuição de bacias sanitárias e nem de pias de cozinhas. Este artigo retrata três formas de tratamento de água cinza através de um estudo de caso valendo-se da decantação, da filtração por filtro de areia e filtração por carvão ativado, e então foram feitos ensaios a fim de determinar os parâmetros de cada amostra, o que tornou possível a comparação entre os resultados.

© 2024 - Todos os direitos reservados - Sistema de publicação de trabalhos técnico ABRHidro - Associação Brasileira de Recursos Hídricos
Desenvolvido por Pierin.com