Data: 24/11/2019 à 28/11/2019
Local: Foz do Iguaçu - PR
ISSN: 2318-0358
Mais informações: https://eventos.abrh.org.br/xxiiisbrh/
CRESCIMENTO URBANO DESORDENADO NAS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE (APPS): UM ESTUDO DE CASO NO NÚCLEO CIDADE NOVA, MARABÁ-PARÁ.
Código
XXIII-SBRH1643
Autores
Ana Carolina Seabra de Vilhena Linhares, Julliany Santana Machado, Priscylla Assis Carvalho, Jakeline Oliveira Evangelista, Glauber Epifanio Loureiro
Tema
11 - Sensoriamento remoto e gestão integrada da água e do território
Resumo
Uma das grandes problemáticas ambientais e sociais das cidades brasileiras é o crescimento desordenado sem nenhum tipo de planejamento de uso e ocupação do solo. Em virtude disso, o presente artigo tem como objetivo avaliar o crescimento urbano nas áreas de preservação permanente no Núcleo Cidade Nova, na cidade de Marabá-Pa, na qual foram utilizadas ferramentas de geoprocessamento para classificação supervisionada no Núcleo Cidade Nova e para os Bairros, com a finalidade de obter dados quali-quantitativos das margens do rio Itacaiúnas, com dimensões previstas no novo Código Florestal Brasileiro, produzindo mapas temáticos para avaliação. Foram identificados avanço populacional acelerado em APP?s, apresentando no Núcleo Cidade Nova um acréscimo de 28,23% de urbanização do ano de 1990 a 2015 e o bairro Bela Vista em destaque com percentual de 66%. Conclui-se como principal medida mitigadora, a inserção de políticas públicas efetiva sobre o uso e ocupação do solo, bem como a revisão do Plano Diretor Participativo de Marabá.